sábado, 12 de novembro de 2011

O Programa Escola da Família

 O Programa Escola da Família é um programa sócio educacional do Governo do Estado de São Paulo, criado em 23 de agosto de 2003, em parceria com as Instituições particulares de ensino superior do Estado de São Paulo.
A Escola é aberta a toda comunidade, sem descriminação, e vem a ser um estímulo para o enriquecimento das relações, entre professores, alunos, pais e comunidade. Lá, surgem novas amizades, independentes de idade, profissão ou classe social dos frequentadores; todos são iguais e têm interesses comuns, de crescer e buscar, cada um escolhendo a atividade para sua realização pessoal.
O programa resgata a convivência com a comunidade e com a família, pois todos podem usufruir do mesmo ambiente, realizando atividades lúdicas e tornando esse espaço, um local de cultura e, com isso mudou-se o conceito de escola. Escola não é somente o lugar para onde o estudante vai de segunda a sexta-feira para estudar; ela está aberta também nos finais de semana e é democrática.
Tanto a escola como a família, são instituições fundamentais, que atuam no desenvolvimento do ser humano. A família é o lugar de intimidade, que transmite valores e crenças já a escola, por sua vez, é encarregada do conhecimento científico e da produção de cultura letrada, uma instituição de socialização, que pode ser ou não coercitiva, e que juntamente com a família age no desenvolvimento da criança.
Os eixos do programa contextualizam (Cultura, Esporte, Saúde e Trabalho), canais que conduzem a cidadania. Em se tratando de cidadania, o Programa Escola da Família, desde seu início vem fundamentado na educação democrática oferecendo oportunidades de inserção social, qualificação de vida e ampliação cultural.
Cidadania se aprende na escola, e para aprender não há idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário